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Chamando o Servo de Deus de "Santo" não queremos, aqui, antecipar o pronunciamento da Santa Igreja, mas queremos tão somente falar como o povo de Deus chama o Cônego Lafayette: "Santo Cônego".

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

VIMOS DEUS NUM HOMEM


Len­do, ou me­lhor, sa­bo­rean­do a bio­gra­fia do Ser­vo de ­Deus La­fa­yet­te da Cos­ta Coe­lho, co­le­tâ­nea de da­dos bio­grá­fi­cos, fa­tos e acon­te­ci­men­tos cri­te­rio­sa­men­te reu­ni­dos em li­vro pe­lo Pe. Is­mar ­Dias de Ma­tos, co­lo­co por es­cri­to a im­pres­são que me fi­cou bem ní­ti­da:
Cer­ta­men­te La­fa­yet­te da Cos­ta Coe­lho não foi um ­João Ma­ria Vian­ney, o san­to cu­ra ­d'Ars. Com cer­te­za San­ta Ma­ria do Sua­çuí não é em na­da pa­re­ci­da com a ci­da­de­zi­nha de Ars. Co­mo sa­cer­do­tes, po­rém, os ­dois são bem pa­re­ci­dos. ­João Vian­ney te­ve uma pa­ró­quia pe­que­ni­na cu­jo ter­ri­tó­rio ele po­dia per­cor­rer a pé em to­das as di­re­ções e fre­qüen­te­men­te o fa­zia. Cô­ne­go La­fa­yet­te en­fren­ta­va lon­gas via­gens de car­ro ou a ca­va­lo pa­ra se fa­zer pre­sen­te às nu­me­ro­sas co­mu­ni­da­des de sua pa­ró­quia ou pa­ra se co­lo­car à ca­be­cei­ra de en­fer­mos que re­si­diam lon­ge de San­ta Ma­ria e so­li­ci­ta­vam sua pre­sen­ça con­for­ta­do­ra que os dis­pu­ses­se pa­ra com­pa­re­cer dian­te do Se­nhor. A se­me­lhan­ça en­tre ­João Ma­ria de Ars e o La­fa­yet­te de San­ta Ma­ria é que am­bos ­agiam com a mes­ma fé no Cris­to res­sus­ci­ta­do, a mes­ma pa­ciên­cia com as pes­soas, a mes­ma se­re­ni­da­de fa­ce às in­tem­pé­ries ou ao can­sa­ço fí­si­co, os ­dois vi­viam o mes­mo ­amor a ­Deus e a mes­ma ca­ri­da­de pa­ra com aque­les e aque­las em fa­vor dos ­quais exer­ciam o mi­nis­té­rio da sal­va­ção.
Co­mo ­eram pa­re­ci­dos es­ses ­dois ser­vos de ­Deus! ­João Vian­ney era ho­mem de ora­ção e con­tem­pla­ção con­tí­nuas. Cô­ne­go La­fa­yet­te ma­dru­ga­va pa­ra re­ci­tar Ma­ti­nas e Lau­des, a gran­de ora­ção da ma­nhã do Bre­viá­rio dos Mon­ges e de to­dos os pa­dres dio­ce­sa­nos até que ­veio a re­for­ma de­ter­mi­na­da pe­lo Con­cí­lio Va­ti­ca­no II. Na épo­ca de Cô­ne­go La­fa­yet­te, Ma­ti­nas ti­nha ­três "No­tur­nos", ca­da um com ­três sal­mos e ­três lei­tu­ras, o que sig­ni­fi­ca um tem­po ­três ve­zes su­pe­rior ao que se em­pre­ga ho­je, ­após a re­for­ma do Ofí­cio Di­vi­no, nes­se tem­po ma­ti­nal de ora­ção. E não fi­ca­va só no "Bre­viá­rio". ­Após a re­ci­ta­ção de Ma­ti­nas e Lau­des, ele da­va iní­cio a um lon­go tem­po de me­di­ta­ção se­guin­do o mo­de­lo pra­ti­ca­do an­ti­ga­men­te no Se­mi­ná­rio. ­Eram as cé­le­bres Me­di­ta­ções de Ha­mon. Os sa­cer­do­tes que se hos­pe­da­vam em sua ca­sa ­eram gen­til­men­te con­vi­da­dos a re­zar jun­to com ele. Des­se pri­vi­lé­gio eu pu­de des­fru­tar vá­rias ve­zes, du­ran­te os ­anos 1953-1955 quan­do, na con­di­ção de Mis­sio­ná­rio Dio­ce­sa­no da Ir­man­da­de da Pro­vi­dên­cia, vi­si­tei com fre­qüên­cia San­ta Ma­ria e me hos­pe­da­va com o Cô­ne­go La­fa­yet­te na Ca­sa Pa­ro­quial.
Co­mo ­João Vian­ney, Cô­ne­go La­fa­yet­te não era ho­mem de gran­des ar­rou­bos ora­tó­rios. Sua pre­ga­ção era sim­ples e co­lo­quial. Pa­re­cia ­mais um ca­te­quis­ta do que um ora­dor. O pa­la­vrea­do aces­sí­vel ao po­vo na pre­ga­ção, o es­ti­lo di­re­to nas con­ver­sa­ções e o es­for­ço de ou­vir com aten­ção o in­ter­lo­cu­tor atin­giam ­mais fun­do as pes­soas do que os gran­des ser­mões de oca­sião ou os ar­ra­zoa­dos eru­di­tos. Nu­ma pa­la­vra, pos­so as­se­gu­rar que em mi­nha con­vi­vên­cia com o Cô­ne­go La­fa­yet­te, não per­ce­bi na­da de ex­traor­di­ná­rio a não ser sua ex­traor­di­ná­ria sim­pli­ci­da­de e trans­pa­rên­cia em tu­do o que fa­zia ou di­zia. Seu ir­mão, Mon­se­nhor Jo­sé da Cos­ta Coe­lho, era pá­ro­co de Se­nho­ra do Por­to. Os ­dois se vi­si­ta­vam com fre­qüên­cia e, ape­sar dos es­ti­los di­fe­ren­tes, ­eram mui­to uni­dos. Nu­ma des­sas vi­si­tas, Mon­se­nhor Coe­lho cha­mou a aten­ção de Cô­ne­go La­fa­yet­te por­que, ce­le­bran­do a Mis­sa na Ma­triz de Se­nho­ra do Por­to, ele deu a co­mu­nhão a se­nho­ras que não tra­ziam a ca­be­ça co­ber­ta com o véu ou ves­tiam rou­pas de man­gas cur­tas. Cô­ne­go La­fa­yet­te res­pon­deu com seu sor­ri­so ca­rac­te­rís­ti­co: "Eu não ve­jo". Sua aten­ção não se fi­xa­va no ex­te­rior. Ele via ­mais lon­ge e ­mais den­tro. Ele ar­ti­cu­la­va mui­to bem a obe­diên­cia às pres­cri­ções dos su­pe­rio­res com o res­pei­to de­vi­do às pes­soas, a com­preen­são, a to­le­rân­cia, a ca­ri­da­de pa­ra com to­dos en­fim.
Con­ta-se que um ­ateu foi a Ars mo­vi­do tão so­men­te pe­la cu­rio­si­da­de. Ele que­ria en­ten­der por que tan­tas pes­soas da Fran­ça e até de paí­ses vi­zi­nhos se des­lo­ca­vam pa­ra um lu­ga­re­jo tão inex­pres­si­vo co­mo Ars. Ao re­tor­nar, o ­ateu não per­dia ­mais Mis­sa do­mi­ni­cal nem co­mu­nhão. Per­gun­ta­ram-lhe ad­mi­ra­dos: "Dou­tor, o que foi que o se­nhor viu em Ars pa­ra vol­tar tão mu­da­do?" Ele res­pon­deu: "Vi ­Deus num ho­mem". O po­vo de San­ta Ma­ria que co­nhe­ceu o Cô­ne­go La­fa­yet­te dá o mes­mo tes­te­mu­nho com es­tas ou com pa­la­vras equi­va­len­tes: "Vi­mos ­Deus num ho­mem".
Que a lei­tu­ra dos fa­tos e dos de­poi­men­tos reu­ni­dos em li­vro pe­lo tra­ba­lho di­li­gen­te do Pe. Is­mar pos­sa aju­dar quan­tos a ele ti­ve­rem aces­so a co­nhe­cer um pou­co da vi­da e do mi­nis­té­rio do Ser­vo de ­Deus La­fa­yet­te da Cos­ta Coe­lho. É for­ço­so con­fes­sar que os fa­tos nar­ra­dos e os de­poi­men­tos da­dos, por ­mais fi­de­dig­nos que se­jam, não con­se­guem trans­mi­tir o que se sen­tia na pre­sen­ça e na con­vi­vên­cia com o Cô­ne­go La­fa­yet­te. É al­go que pa­la­vras não tra­du­zem: ­Deus num ho­mem.
E que a me­mó­ria de Cô­ne­go La­fa­yet­te des­per­te nos ­fiéis cris­tãos ­maior de­vo­ção e ­maior com­pro­mis­so com a cau­sa da evan­ge­li­za­ção. Que fa­ça cres­cer no Cle­ro a mís­ti­ca do ser­vi­ço hu­mil­de e sim­ples aos que fo­ram con­fia­dos aos des­ve­los pas­to­rais de ca­da sa­cer­do­te.

Dom Jo­sé Ma­ria Pi­res
Ar­ce­bis­po Emé­ri­to da Pa­raí­ba

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