A vida da família do Cônego Lafayette se passou na região mineira de Serro, um ambiente privilegiado por Deus. A bela e pitoresca cidade, que viu nascer o menino Lafayette, tem uma longa história. Aquelas ruas tortuosas, com casarões de arquitetura tipicamente colonial, que sobem e descem os morros de calçamento de pedra sabão ou pé-de-moleque, tiveram início com o chamado "ciclo do ouro" de Minas Gerais, um glorioso período de opulência. Os vários templos, ricamente ornamentados, retratam a fé cristã que impregna toda a cultura do lugar.
Na região central-leste de Minas Gerais, entre os vales do rio Jequitinhonha e rio Doce, a cidade está situada a 940 metros de altitude, o que explica o antigo nome Hivituruí (ou Serro Frio), por ser combatida por frigidíssimos ventos. Está a pouco mais de 80 km de distância de Diamantina, e a 320 km de Belo Horizonte, passando por Curvelo.
Em 14 de março de 1702 já se encontra assentamento escrito da existência do lugar, quando o Procurador da Fazenda Real, Baltazar de Lemos Morais, numerou e rubricou o Livro Primeiro da Receita da Fazenda Real das Minas do Serro do Frio e Tucambira.
Primitivamente foi chamada de "Arraial das Lavras Velhas", sendo, mais tarde, elevada a Vila, com o nome de "Vila do Príncipe", em 29 de janeiro de 1714. A Comarca do Serro foi criada e demarcada pela provisão régia de 17 de fevereiro de 1720, publicada em 26 de abril de 1721. Passou a ser cidade, com o nome de Serro, através da Lei Provincial n.º 93, de 6 de março de 1838. Formava um município imenso que, em 1890, contava 75.270 habitantes3 .
A Paróquia do Serro foi fundada em 1703 e, por alvará de 16 de fevereiro de 1724, foi tornada colativa. O primeiro vigário encomendado foi Pe. Antônio de Mendanha Souto Maior e o primeiro vigário colado, Pe. Simão Pacheco.
Serro foi a quarta localidade de Minas a possuir imprensa periódica: surgiu em 1830 a Sentinela do Serro, fundada e dirigida pelo serrano Teófilo Otoni. Outros se seguiram: Noticiador Serrano (1833), Boletim da Legalidade (1842), etc. (BARBOSA 1, 493-495).
A cidade de Serro está incluída no roteiro turístico do Estado de Minas Gerais e preserva toda a riqueza cultural do passado através das tradições folclóricas e festas religiosas.
MINAS E SEUS SANTOS
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário