Veja também:

www.santoconego.blogspot.com
Chamando o Servo de Deus de "Santo" não queremos, aqui, antecipar o pronunciamento da Santa Igreja, mas queremos tão somente falar como o povo de Deus chama o Cônego Lafayette: "Santo Cônego".

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CRO­NO­LO­GIA DO SERVO DE DEUS CÔNEGO LAFAYETTE DA COSTA COELHO

1886 - Nas­ci­men­to do Ser­vo de ­Deus La­fa­yet­te da Cos­ta Coe­lho, em Ser­ro - MG, em 10 de no­vem­bro. É o sex­to fi­lho de Jo­sé da Cos­ta Coe­lho e Jú­lia Fe­lis­bi­na de Je­sus.
1887 - Ba­tis­mo do Ser­vo de ­Deus, na Ma­triz de Ser­ro, pe­lo Pe. Jo­sé Al­ves de Mes­qui­ta, em 30 de ­abril.
1888 - Abo­li­ção da Es­cra­va­tu­ra no dia 13 de ­maio.
1889 - Pro­cla­ma­ção da Re­pú­bli­ca no dia 15 de no­vem­bro; se­pa­ra­ção da Igre­ja e Es­ta­do.
1908 - In­gres­so do jo­vem La­fa­yet­te no Se­mi­ná­rio da Dio­ce­se de Dia­man­ti­na - MG, com 22 ­anos in­com­ple­tos.
1909 - Fun­da­ção da Ir­man­da­de do San­tís­si­mo Sa­cra­men­to, no Bra­sil. Per­mis­são de se dar a Co­mu­nhão aos me­ni­nos e me­ni­nas nos ­dias 25 de ca­da mês - Era a co­mu­nhão da "Cru­za­da An­gé­li­ca". Iní­cio do cos­tu­me da ado­ra­ção no­tur­na ao San­tís­si­mo Sa­cra­men­to na 1ª quin­ta-fei­ra pa­ra sex­ta-fei­ra de ca­da mês.
1914 - Iní­cio da Pri­mei­ra Guer­ra Mun­dial; Pri­mei­ra Ton­su­ra re­ce­bi­da pe­lo se­mi­na­ris­ta La­fa­yet­te, no Se­mi­ná­rio, em 24 de ­abril.
1915 - Dia­co­na­to de La­fa­yet­te, em Dia­man­ti­na, em 08 de ­abril.
1917 - Or­de­na­ção pres­bi­te­ral do jo­vem La­fa­yet­te, pe­la im­po­si­ção das ­mãos de S. Ex.a Rev.ma Dom Joa­quim Sil­vé­rio de Sou­za, Ar­ce­bis­po de Dia­man­ti­na, em 15 de ­abril, na Ca­pe­la do Se­mi­ná­rio. No­mea­ção pa­ra au­xi­liar Pe. Jo­sé Ma­ria dos ­Reis, em Sta. Ma­ria de São Fé­lix - MG.
Em Por­tu­gal, as crian­ças Fran­cis­co, Ja­cin­ta e Lú­cia re­ce­bem men­sa­gens da Vir­gem de Fá­ti­ma.
1918 - Fim da Pri­mei­ra Guer­ra Mun­dial.
1919 - Mor­te do Pe. Jo­sé Ma­ria e no­mea­ção do Pe. La­fa­yet­te co­mo Vi­gá­rio Ecô­no­mo, fun­ção que ocu­pa até ­maio de 1922, quan­do pas­sa a ser o Pá­ro­co En­co­men­da­do de San­ta Ma­ria. Con­vo­ca­ção de Mis­sões Re­den­to­ris­tas pa­ra a Pa­ró­quia.
1923 - Mis­sões com os Pa­dres La­za­ris­tas na Pa­ró­quia.
1925 - Vi­si­ta Pas­to­ral do Sr. Ar­ce­bis­po Dom Joa­quim Sil­vé­rio de Sou­za a San­ta Ma­ria.
1927 - Cria­ção, pe­lo Pe. La­fa­yet­te, em San­ta Ma­ria, da Guar­da de Hon­ra, da ­qual fa­zia par­te, em Dia­man­ti­na, nos tem­pos de se­mi­na­ris­ta. No­vas Mis­sões Re­den­to­ris­tas. Au­to­ri­za­ção pa­ra ex­po­si­ção do San­tís­si­mo du­ran­te to­das as pri­mei­ras quin­tas-fei­ras de ca­da mês.
1929 - Cri­se eco­nô­mi­ca mun­dial, com a que­da da Bol­sa de No­va ­York.
1930 - Cria­ção da As­so­cia­ção das Fi­lhas de Ma­ria, na Pa­ró­quia.
1933 - Em Dia­man­ti­na, or­de­na­ção do Pe. Jo­sé Ba­tis­ta dos San­tos, que foi en­via­do ao Se­mi­ná­rio pe­lo Pe. La­fa­yet­te. O neo-sa­cer­do­te can­ta sua pri­mei­ra Mis­sa na ter­ra na­tal no dia 09 de ja­nei­ro de 1934. É o pri­mei­ro fi­lho de San­ta Ma­ria a ser or­de­na­do pres­bí­te­ro. No­vas Mis­sões com os Pa­dres La­za­ris­tas.
1937 - Vi­si­ta Pas­to­ral de Dom Se­ra­fim Go­mes Jar­dim, Ar­ce­bis­po de Dia­man­ti­na, a San­ta Ma­ria, em se­tem­bro.
1938 - Vi­si­ta Pas­to­ral de Dom Se­ra­fim à Ca­pe­la de S. Se­bas­tião do Ma­ra­nhão.
1939 - Iní­cio da Se­gun­da Guer­ra Mun­dial.
1941 - Pe. La­fa­yet­te com­ple­ta 55 ­anos e já sen­te os pri­mei­ros sin­to­mas da ve­lhi­ce. No­va Vi­si­ta Pas­to­ral de Dom Se­ra­fim, em agos­to.
1942 - Rea­li­za­ção de no­vas Mis­sões Re­den­to­ris­tas na Pa­ró­quia: ­abril e ­maio. Vi­si­ta Pas­to­ral de Dom Se­ra­fim, em ju­lho.
1944 - Pe. La­fa­yet­te as­sis­te o Pe. Ale­xan­dri­no Cor­dei­ro da Luz, Vi­gá­rio de ­Água Boa, que fa­le­ceu na Ca­sa Pa­ro­quial de San­ta Ma­ria. Cria­ção da Pa­ró­quia de S. Se­bas­tião do Ma­ra­nhão. Pe. La­fa­yet­te é no­mea­do De­le­ga­do do Sr. Ar­ce­bis­po pa­ra dar pos­se ao 1º Vi­gá­rio, Pe. Ja­dir Bran­dão Cos­ta.
1945 - Vi­si­ta Pas­to­ral do Sr. Ar­ce­bis­po Dom Se­ra­fim Go­mes Jar­dim, em agos­to. Fim da Se­gun­da Guer­ra Mun­dial
1946 - Che­ga­da à Pa­ró­quia do Vi­si­ta­dor Apos­tó­li­co "Ad hoc" Cô­ne­go Se­bas­tião Fer­nan­des.
1947 - Con­sa­gra­ção da Pa­ró­quia ao Ima­cu­la­do Co­ra­ção de Ma­ria, pe­lo Pe. La­fa­yet­te, a pe­di­do de Dom Se­ra­fim Go­mes Jar­dim. Or­de­na­ção, em 30 de no­vem­bro de ­dois pa­ro­quia­nos: Pe. Joa­quim Araú­jo Sil­vei­ra e Pe. Jo­sé de Ávi­la Gar­cia, en­via­dos ao Se­mi­ná­rio pe­lo Pe. La­fa­yet­te. No­mea­ção de Pa­dre La­fa­yet­te Cô­ne­go Ti­tu­lar da Ca­te­dral de Dia­man­ti­na, por Dom Se­ra­fim Go­mes Jar­dim.
1948 - No­va Vi­si­ta Pas­to­ral de Dom Se­ra­fim à Pa­ró­quia de San­ta Ma­ria, em agos­to.
1949 - No­mea­ção do Cô­ne­go La­fa­yet­te pa­ra Vi­gá­rio Fo­râ­neo da Co­mar­ca das Se­te Do­res.
1952 - Che­ga­da a San­ta Ma­ria de um Vi­gá­rio Coo­pe­ra­dor, Pe. Afon­so Araú­jo Sil­va, em mar­ço.
1953 - Vi­si­ta Pas­to­ral de Dom ­João de Sou­za Li­ma, Bis­po Au­xi­liar de Dia­man­ti­na, du­ran­te os ­dias 20 de ­maio a 6 de ju­nho. Rea­li­za­ção de no­vas Mis­sões dos Pa­dres La­za­ris­tas nas ca­pe­las de N. Se­nho­ra da Con­cei­ção de ­Poaia e de São Jo­sé da Sa­fi­ra.
1954 - Re­cep­ção, no ano San­to de Ma­ria e Cen­te­ná­rio da Cria­ção da Ar­qui­dio­ce­se de Dia­man­ti­na, pe­la Pa­ró­quia de San­ta Ma­ria, da ima­gem pe­re­gri­na de N. Se­nho­ra de Fá­ti­ma, con­du­zi­da pe­los pa­dres La­za­ris­tas.
1956 - No­mea­ção de Pe. ­Sady Pe­rei­ra da Sil­va pa­ra no­vo Vi­gá­rio Coo­pe­ra­dor de San­ta Ma­ria, em subs­ti­tui­ção ao Pe. Afon­so.
1958 - Cria­ção da Cru­za­da Eu­ca­rís­ti­ca In­fan­til na Pa­ró­quia.
1959 - Con­vo­ca­ção do Con­cí­lio Va­ti­ca­no II pe­lo San­to Pa­dre ­João ­XXIII.
1961 - Ho­me­na­gem do De­pu­ta­do Es­ta­dual Na­cip Ray­dan Cou­ti­nho, de San­ta Ma­ria do Sua­çuí, ao seu pa­dri­nho Cô­ne­go La­fa­yet­te, dan­do o seu no­me à Es­co­la da Vi­la Jo­sé Ray­dan, em fe­ve­rei­ro.
Fa­le­ci­men­to, ­após vá­rios ­dias de en­fer­mi­da­de, do Ser­vo de ­Deus La­fa­yet­te, aos 75 ­anos in­com­ple­tos, na Ca­sa Pa­ro­quial, no dia 21 de se­tem­bro, quin­ta-fei­ra. O se­pul­ta­men­to ocor­re no dia se­guin­te.
1972 - Ten­ta­ti­va de es­cri­ta da bio­gra­fia do Cô­ne­go La­fa­yet­te pe­lo Pe. Eu­ler Al­ves Pe­rei­ra, SVD. Iní­cio de um trí­duo pre­pa­ra­tó­rio pa­ra o dia 21 de se­tem­bro.
1986 - Ano do cen­te­ná­rio do nas­ci­men­to do Ser­vo de ­Deus. Pu­bli­ca­ção de um opús­cu­lo, de au­to­ria do se­mi­na­ris­ta Is­mar ­Dias de Ma­tos, ce­le­bran­do o acon­te­ci­men­to.
1994 - Pu­bli­ca­ção, com a au­to­ri­za­ção do Bis­po Dio­ce­sa­no, Dom An­tô­nio Fe­lip­pe da Cu­nha, SDN, de um pe­que­no li­vro so­bre o Cô­ne­go La­fa­yet­te, de au­to­ria do Pe. Is­mar ­Dias de Ma­tos.
2000 - En­tre­ga em Ro­ma, por Dom Ema­nuel Mes­sias de Oli­vei­ra, Bis­po Dio­ce­sa­no de Gua­nhães, do pe­di­do pa­ra ini­ciar a cau­sa de ca­no­ni­za­ção do Cô­ne­go La­fa­yet­te.
NI­HIL OBS­TAT, da Sa­gra­da Con­gre­ga­ção pa­ra as Cau­sas dos San­tos, de Ro­ma, au­to­ri­zan­do o iní­cio do Pro­ces­so de Ca­no­ni­za­ção do Ser­vo de ­Deus La­fa­yet­te da Cos­ta Coe­lho, dia 13 de no­vem­bro.
2001 - No­mea­ção do Pos­tu­la­dor da Cau­sa do Ser­vo de ­Deus, do Tri­bu­nal Ecle­siás­ti­co Dio­ce­sa­no e da Co­mis­são His­tó­ri­ca, que cui­da­rão da ins­tru­ção do pro­ces­so de bea­ti­fi­ca­ção a ní­vel dio­ce­sa­no, com pos­se so­le­ne em 24 de ju­nho.
19 de se­tem­bro: Ho­me­na­gem pres­ta­da ao Ser­vo de ­Deus na As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do de Mi­nas Ge­rais.
21 de se­tem­bro: Ce­le­bra­ção, em San­ta Ma­ria do Sua­çuí, do 40º ani­ver­sá­rio de fa­le­ci­men­to do Ser­vo de ­Deus.
2009
08 de setembro: exumação dos restos mortais do Servo de Deus.
20 de setembro:Procissão pelas ruas de Santa Maria do Suaçuí com os restos mortais do servo de Deus, celebração da Eucaristia e novo sepultamento do Servo de Deus no interior do Santuário São Miguel, anexo ao Cemitério de Santa Maria. Conclusão da fase diocesana do processo de beatificação do Servo de Deus.
21 de setembro: celebração festiva no 48º aniversário de falecimento do Servo de Deus.

Nenhum comentário: