1886 - Nascimento do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, em Serro - MG, em 10 de novembro. É o sexto filho de José da Costa Coelho e Júlia Felisbina de Jesus.
1887 - Batismo do Servo de Deus, na Matriz de Serro, pelo Pe. José Alves de Mesquita, em 30 de abril.
1888 - Abolição da Escravatura no dia 13 de maio.
1889 - Proclamação da República no dia 15 de novembro; separação da Igreja e Estado.
1908 - Ingresso do jovem Lafayette no Seminário da Diocese de Diamantina - MG, com 22 anos incompletos.
1909 - Fundação da Irmandade do Santíssimo Sacramento, no Brasil. Permissão de se dar a Comunhão aos meninos e meninas nos dias 25 de cada mês - Era a comunhão da "Cruzada Angélica". Início do costume da adoração noturna ao Santíssimo Sacramento na 1ª quinta-feira para sexta-feira de cada mês.
1914 - Início da Primeira Guerra Mundial; Primeira Tonsura recebida pelo seminarista Lafayette, no Seminário, em 24 de abril.
1915 - Diaconato de Lafayette, em Diamantina, em 08 de abril.
1917 - Ordenação presbiteral do jovem Lafayette, pela imposição das mãos de S. Ex.a Rev.ma Dom Joaquim Silvério de Souza, Arcebispo de Diamantina, em 15 de abril, na Capela do Seminário. Nomeação para auxiliar Pe. José Maria dos Reis, em Sta. Maria de São Félix - MG.
Em Portugal, as crianças Francisco, Jacinta e Lúcia recebem mensagens da Virgem de Fátima.
1918 - Fim da Primeira Guerra Mundial.
1919 - Morte do Pe. José Maria e nomeação do Pe. Lafayette como Vigário Ecônomo, função que ocupa até maio de 1922, quando passa a ser o Pároco Encomendado de Santa Maria. Convocação de Missões Redentoristas para a Paróquia.
1923 - Missões com os Padres Lazaristas na Paróquia.
1925 - Visita Pastoral do Sr. Arcebispo Dom Joaquim Silvério de Souza a Santa Maria.
1927 - Criação, pelo Pe. Lafayette, em Santa Maria, da Guarda de Honra, da qual fazia parte, em Diamantina, nos tempos de seminarista. Novas Missões Redentoristas. Autorização para exposição do Santíssimo durante todas as primeiras quintas-feiras de cada mês.
1929 - Crise econômica mundial, com a queda da Bolsa de Nova York.
1930 - Criação da Associação das Filhas de Maria, na Paróquia.
1933 - Em Diamantina, ordenação do Pe. José Batista dos Santos, que foi enviado ao Seminário pelo Pe. Lafayette. O neo-sacerdote canta sua primeira Missa na terra natal no dia 09 de janeiro de 1934. É o primeiro filho de Santa Maria a ser ordenado presbítero. Novas Missões com os Padres Lazaristas.
1937 - Visita Pastoral de Dom Serafim Gomes Jardim, Arcebispo de Diamantina, a Santa Maria, em setembro.
1938 - Visita Pastoral de Dom Serafim à Capela de S. Sebastião do Maranhão.
1939 - Início da Segunda Guerra Mundial.
1941 - Pe. Lafayette completa 55 anos e já sente os primeiros sintomas da velhice. Nova Visita Pastoral de Dom Serafim, em agosto.
1942 - Realização de novas Missões Redentoristas na Paróquia: abril e maio. Visita Pastoral de Dom Serafim, em julho.
1944 - Pe. Lafayette assiste o Pe. Alexandrino Cordeiro da Luz, Vigário de Água Boa, que faleceu na Casa Paroquial de Santa Maria. Criação da Paróquia de S. Sebastião do Maranhão. Pe. Lafayette é nomeado Delegado do Sr. Arcebispo para dar posse ao 1º Vigário, Pe. Jadir Brandão Costa.
1945 - Visita Pastoral do Sr. Arcebispo Dom Serafim Gomes Jardim, em agosto. Fim da Segunda Guerra Mundial
1946 - Chegada à Paróquia do Visitador Apostólico "Ad hoc" Cônego Sebastião Fernandes.
1947 - Consagração da Paróquia ao Imaculado Coração de Maria, pelo Pe. Lafayette, a pedido de Dom Serafim Gomes Jardim. Ordenação, em 30 de novembro de dois paroquianos: Pe. Joaquim Araújo Silveira e Pe. José de Ávila Garcia, enviados ao Seminário pelo Pe. Lafayette. Nomeação de Padre Lafayette Cônego Titular da Catedral de Diamantina, por Dom Serafim Gomes Jardim.
1948 - Nova Visita Pastoral de Dom Serafim à Paróquia de Santa Maria, em agosto.
1949 - Nomeação do Cônego Lafayette para Vigário Forâneo da Comarca das Sete Dores.
1952 - Chegada a Santa Maria de um Vigário Cooperador, Pe. Afonso Araújo Silva, em março.
1953 - Visita Pastoral de Dom João de Souza Lima, Bispo Auxiliar de Diamantina, durante os dias 20 de maio a 6 de junho. Realização de novas Missões dos Padres Lazaristas nas capelas de N. Senhora da Conceição de Poaia e de São José da Safira.
1954 - Recepção, no ano Santo de Maria e Centenário da Criação da Arquidiocese de Diamantina, pela Paróquia de Santa Maria, da imagem peregrina de N. Senhora de Fátima, conduzida pelos padres Lazaristas.
1956 - Nomeação de Pe. Sady Pereira da Silva para novo Vigário Cooperador de Santa Maria, em substituição ao Pe. Afonso.
1958 - Criação da Cruzada Eucarística Infantil na Paróquia.
1959 - Convocação do Concílio Vaticano II pelo Santo Padre João XXIII.
1961 - Homenagem do Deputado Estadual Nacip Raydan Coutinho, de Santa Maria do Suaçuí, ao seu padrinho Cônego Lafayette, dando o seu nome à Escola da Vila José Raydan, em fevereiro.
Falecimento, após vários dias de enfermidade, do Servo de Deus Lafayette, aos 75 anos incompletos, na Casa Paroquial, no dia 21 de setembro, quinta-feira. O sepultamento ocorre no dia seguinte.
1972 - Tentativa de escrita da biografia do Cônego Lafayette pelo Pe. Euler Alves Pereira, SVD. Início de um tríduo preparatório para o dia 21 de setembro.
1986 - Ano do centenário do nascimento do Servo de Deus. Publicação de um opúsculo, de autoria do seminarista Ismar Dias de Matos, celebrando o acontecimento.
1994 - Publicação, com a autorização do Bispo Diocesano, Dom Antônio Felippe da Cunha, SDN, de um pequeno livro sobre o Cônego Lafayette, de autoria do Pe. Ismar Dias de Matos.
2000 - Entrega em Roma, por Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo Diocesano de Guanhães, do pedido para iniciar a causa de canonização do Cônego Lafayette.
NIHIL OBSTAT, da Sagrada Congregação para as Causas dos Santos, de Roma, autorizando o início do Processo de Canonização do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, dia 13 de novembro.
2001 - Nomeação do Postulador da Causa do Servo de Deus, do Tribunal Eclesiástico Diocesano e da Comissão Histórica, que cuidarão da instrução do processo de beatificação a nível diocesano, com posse solene em 24 de junho.
19 de setembro: Homenagem prestada ao Servo de Deus na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.
21 de setembro: Celebração, em Santa Maria do Suaçuí, do 40º aniversário de falecimento do Servo de Deus.
2009
08 de setembro: exumação dos restos mortais do Servo de Deus.
20 de setembro:Procissão pelas ruas de Santa Maria do Suaçuí com os restos mortais do servo de Deus, celebração da Eucaristia e novo sepultamento do Servo de Deus no interior do Santuário São Miguel, anexo ao Cemitério de Santa Maria. Conclusão da fase diocesana do processo de beatificação do Servo de Deus.
21 de setembro: celebração festiva no 48º aniversário de falecimento do Servo de Deus.
MINAS E SEUS SANTOS
Há 15 anos