Veja também:

www.santoconego.blogspot.com
Chamando o Servo de Deus de "Santo" não queremos, aqui, antecipar o pronunciamento da Santa Igreja, mas queremos tão somente falar como o povo de Deus chama o Cônego Lafayette: "Santo Cônego".

sábado, 13 de setembro de 2008

Nascido para ser pão

João nos fala no capítulo 6 de seu Evangelho que “o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (v.33). E também nos diz que Jesus afirmou de Si mesmo: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e o que crê em mim nunca mais terá sede” (v. 35).
Ele nasceu na “casa do pão” (Mt 2,1), pois Belém (BeiT-LeHeM) significa, literalmente, “casa do pão”. O profeta Miquéias afirmou que dessa casa deveria nascer o condutor, o pastor maior de Israel (cf. Mq 5,1).
E em Belém ele nasceu na “manjedoura”, na cocheira, no lugar do gado comer. Nasceu como alimento. Assim os pastores o viram, juntamente com Maria e José (Lc.2, 16).
Jesus (YeSHuaH) significa “Javé salva” Quando cantamos liturgicamente o “Hosana” (HoSHeaH NaH) estamos pedindo “salvai-nos (SHeaH), por favor (NaH), ó Filho de Davi”. Salvai-nos da fome de Pão, da fome da Palavra... Pedimos, enfim, a completude, o que nos faz viver a paz (SHaLoM).

Ismar Dias de Matos, professor de Cultura Religiosa na PUC MINAS: p.ismar@pucminas.br

Nenhum comentário: